URGENTE: Centro de Desastre emite alerta para risco de enxurrada com granizo em Uruçuí

O Centro de Desastre acionou a Defesa Civil do Piauí sobre a possibilidade para de enxurradas e chuvas com granizo na região de Uruçuí, no Sul do estado, nesta quarta-feira (14). De acordo Vitorino Tavares, diretor da Defesa Civil, o alerta se faz necessário para que as autoridades se programem para evitar transtornos para a população.

“Houve um alerta para Uruçuí chamando atenção para a possibilidade e quase certeza para grandes chuvas naquela região. Serão chuvas intensas, enxurradas que podem ocasionar alargamentos. Por isso, o alerta serve para chamar atenção das autoridades para possibilidade de deslizamentos”, afirmou o diretor. 

O climatologista Werton Costa explica o que acontece com tempo na região de Uruçuí para que fenômenos como este ocorram. Segundoe ele, há uma curva de crescimento da umidade em função da proximidade com zona de convergência, e o pico desta curva é no mês do março. 

“Uma nuvem de 100 km de diâmetro, com temperaturas na casa de 80 graus negativos, forma-se nesta quarta-feira sobre o município de Uruçuí. Um alerta foi emitido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil à Defesa Civil estadual, pois existem riscos de enxurrada, deslizamentos e precipitação de granizo naquele município”, comentou.

 Fonte: G1 Piauí

Portal Uruçuí News

,