O passo a passo para fazer a Carteira de Trabalho Digital


Desde o dia 21 de novembro, o trabalhador brasileiro pode ter as informações de Qualificação Civil e de Contratos de Trabalho - que hoje constam na Carteira de Trabalho - em um aplicativo móbile, desenvolvido a partir de uma parceria entre o Ministério do Trabalho e a Dataprev.

A Carteira de Trabalho Digital pode ser baixada em qualquer smartphone com sistema operacional Android ou IOS e funciona como uma extensão do documento físico. O objetivo é facilitar a vida dos trabalhadores que podem ter o documento à mão sempre que precisarem fazer uma consulta. Todas as experiências profissionais formais, as atuais e também as anteriores, estão no aplicativo.

Também é possível, por essa mesma ferramenta, solicitar a primeira e a segunda via da carteira de trabalho física. A caderneta da Carteira de Trabalho física continua existindo e sendo o documento oficial do trabalhador.

Como baixar


1) Entre na loja de aplicativos do telefone, procure por “Carteira de Trabalho Digital” e baixe a ferramenta.

2) A próxima tela são informes sobre o documento.

3) Aparecerá uma tela com quatro opções (Entrar, Solicitar 1ª via, Solicitar 2ª via, Perguntas Frequentes). Quem tiver a senha cadastrada no cidadão.br e Sine Fácil, precisará apenas colocar essa senha (será mesma senha para os dois aplicativos). Neste caso, basta clicar em “Entrar”. Quem não tiver senha ainda, precisará criar uma, clicando em “Primeiro Acesso no cidadão.br” ou em “Cadastre-se”.

4) Leia a política de privacidade, para continuar é preciso concordar e aceitar.

5) Em seguida, digite o CPF, a senha e clique novamente em “Entrar”.

6) Pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, é possível também solicitar a 1ª e a 2ª via da carteira de Trabalho. As opções aparecem na terceira tela que se abre assim que o aplicativo é instalado. Nesse caso não é necessário passar pela autenticação. Basta clicar na opção desejada, preencher o formulário de pré-cadastro válido por 30 dias, e comparecer a um posto de atendimento para validar as informações e formalizar o pedido do documento.

Fonte: Cidade Verde

Portal Uruçuí News

,